No último sábado (4), duas escolas do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, realizaram ações de sensibilização e integração, para marcar o início do trabalho da metodologia de Educação Emocional e Social no 2º semestre. Foram envolvidos alunos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos.

No Centro Educacional Prefeito Eronides Francisco Soares, no bairro de Pontezinha, alunos produziram cartazes com várias mensagens e saíram numa grande caminhada da paz pelas ruas do bairro. “Tivemos essa ideia com o propósito de difundir para população o trabalho desenvolvido com a educação socioemocional em sala de aula, numa grande mobilização abraçada por todos da escola”, enfatizou o gestor Antônio Félix.

Já a professora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Alice Carvalho, criou um cartaz com as mãos de seus alunos, com o objetivo de  apresentar uma negativa aos vários tipos de violência. “No momento de nossas ações, de uma forma ou de outra, devemos refletir e pensar na paz. Estou sempre frisando isso com meus alunos e essa caminhada representa mais uma forma de reforçar nosso trabalho”, disse.

Na Escola Municipal Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalho, a manhã dos alunos foi com uma mobilização interna. De acordo com as gestoras, Conchita Salazar e Jaqueline Cunha, a atividade  teve o objetivo de sensibilizar sobre a importância do outro em nossa vida. “A partir desse momento a gente já percebeu uma maior união entre os alunos. Sem dúvida, isso irá possibilitar uma melhor relação entre eles no ambiente escolar”, ressaltou Jaqueline.

A aluna do 9º Ano, Ana Júlia Pereira, participou de várias atividades, entre elas, apresentação musical, recital de textos e confecção e exposição de cartazes. “Todos nós precisamos nos envolver em ações que buscam a melhoria de nossas vidas, não sendo diferente na relação em nossa escola. Acredito que essa atividade de hoje fez brotar uma semente no coração de cada um de nós”, destacou.

Fonte: Inteligência Relacional