Ação, que acontece até o mês de outubro, promoverá cerca de 79 cursos direcionados aos profissionais de educação, envolvendo aproximadamente duas mil pessoas  

Desde o início deste mês, a Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Organização Inteligência Relacional, está promovendo uma jornada de Cursos de Qualificação com temas relacionados ao desenvolvimento da metodologia de Educação Emocional e Social. Nesta semana, novos encontros estão sendo realizados, com adesão bastante positiva por parte dos educadores, técnicos da secretaria e profissionais da rede de ensino.

Durante esse período estão sendo vivenciadas várias temáticas com os participantes, sempre norteando o desenvolvimento da educação socioemocional no ambiente escolar e a construção de uma Cultura de Paz, a exemplo de: Regulação emocional; Comunicação não violenta; Os desafios da juventude; Educação inclusiva; A escola do século XXI e muito mais.

Para a professora Edilza Ribeiro, que participou do curso "Comportamento de Risco e Educação Emocional e Social", a formação foi muito positiva por apresentar um novo olhar para o ambiente escolar. "Qualificação é sempre muito importante e quando se trata sobre as emoções ainda mais, tendo em vista isso faz parte de nossas vidas. A partir de agora, irei procurar entender ainda mais os problemas dos meus alunos para ajudá-los e envolvê-los nas atividades de sala, ampliando a motivação deles e despertando a capacidade de cada um.”

A professora de Língua Portuguesa, Sandra de Fátima, participou do curso “A escola do século XXI: saberes e competências”. “A formação foi excelente, uma vez que tive a oportunidade de elevar ainda mais meu conhecimento. Isso, na prática, corresponderá a ampliação do meu saber no desenvolvimento das atividades em sala de aula e consequentemente na melhoria do ambiente escolar e da relação entre os alunos", diz.

A programação completa pode ser conferida no site www.inteligenciarelacional.com.br ou diretamente com os consultores pedagógicos da unidade de ensino. Para mais informações ou dúvidas, basta ligar para o 0800-940-3160 (ligação gratuita de telefone celular ou fixo).

Educação Emocional e Social no Cabo de Santo Agostinho

A Educação Emocional e Social é um processo educativo, regular e permanente, que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional dos alunos e educadores. Atualmente, cerca de 30 mil alunos do município do Cabo de Santo Agostinho são contemplados com esse trabalho, sendo eles do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idoso (EJAI).

Com a educação socioemocional é possível prevenir situações de estresse, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, por meio do desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz, presentes na Lei Antibullying, sancionada no último dia 14 de maio e também parte integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

SERVIÇO:

Cursos de Qualificação - Educadores, técnicos e profissionais da rede municipal de ensino do Cabo
Quando: Até o mês de outubro
Local/horário/temática: Conforme programação nos site www.inteligenciarelacional.com.br

Fonte: Pernambuco em Foco , Blog do Robson Sampaio e Hoje Pernambuco