O Município de Conde, na Paraíba, parceiro da Inteligência Relacional desde o início de 2018, realizou, no último dia 19 de dezembro, a Mostra Pedagógica de Educação, evento que reuniu projetos e ações desenvolvidos nas escolas ao longo do ano, entre eles, a metodologia de Educação Socioemocional. Atualmente, cerca de cinco mil alunos do Ensino Fundamental I e II são contemplados com o desenvolvimento desse trabalho em sala de aula.

Durante todo o dia várias atividades foram realizadas, tendo entre os destaques, a leitura do poema “Aprendendo a conhecer”, idealizado por alunas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e a apresentação de teatro de fantoches, com o texto “O diálogo”, realizada por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Também foram apresentados as danças circulares e o grupo de diálogo, duas etapas do desenvolvimento da educação socioemocional e exibido os materiais pedagógicos usados nas escolas.

No momento da abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação do Conde, Aparecida Uchôa, fez uma avaliação sobre o momento vivido no município. “A educação é feita a milhares de mãos e aqui em Conde eu encontrei as mãos de educadores responsáveis, dedicados e abertos a mudanças, além de alunos com vontade de mudar, de crescer e aprender. Aproveito para agradecer pelo empenho de todos”, disse.

A estudante Alessandra da Silva Lima, do 7º ano da Escola Municipal Manoel Paulino, participou do evento exibindo um avental com os personagens do livro, utilizado pela professora no momento da aula. “Na aula sempre temos um aprendizado novo e uma lição que levamos para a vida. Nos sentimos no lugar dos personagens e nas ações que eles fazem. Na minha escola melhoramos as nossas relações, tendo agora mais educação, respeito, tolerância e a diminuição do bullying”, ressaltou.

Já a professora Walterlúcia Dias, gestora da Escola, complementou a fala da estudante baseado na sua vivência. “Pelos relatos dos educadores e o que observei, a gente percebeu uma melhor aproximação dos alunos e mais interação entre eles. Eles passaram a se respeitar mais, ampliaram o diálogo e se tornaram mais tolerantes, reduzindo também os comportamentos violentos. Aprender a lidar com as emoções é algo fundamental para o dia a dia na escola”, enfatizou.   

Educação Emocional e Social

A educação socioemocional é um processo educativo, regular e permanente, que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional. Com ela evitam-se situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência por meio do desenvolvimento da concentração, da tolerância, da autoestima, do aprendizado de competências emocionais e habilidades para solução de conflitos. Tudo isso gera melhoria da relação com o outro e, consequentemente, uma sociedade mais pacífica.

Fonte: Inteligência Relacional