Ação marca o início das atividades da metodologia que permanecerá, em 2019, na grade curricular de toda a rede municipal de ensino

Diante dos resultados e conquistas alcançadas ao longo do primeiro ano de desenvolvimento da metodologia de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional, o município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, renovou, por mais um ano, a parceria com a inovação pedagógica para todas as escolas da rede pública de ensino. Marcando o início desse processo, foi promovido, no último dia 24 de janeiro, a primeira Formação Inicial da metodologia para o ano de 2019.

Durante toda a manhã gestores das escolas municipais estiveram reunidos no auditório Padre Antônio Carlos Vander Velden, em Pontezinha, onde a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Daniela Sales, apresentou as diretrizes para o desenvolvimento da Educação Socioemocional neste ano. Entre as abordagens, ela destacou os fundamentos e conceitos que permeiam a metodologia, além do cronograma previsto para as atividades em sala de aula.

Na ocasião, alguns profissionais deram depoimentos sobre o primeiro ano da Educação Socioemocional em suas escolas, como foi o caso da professora Izabel Pontes, gestora da Escola Municipal Senador Paulo Guerra. “Eu participei do curso no ano passado e vivenciei uma experiência muito boa. Após a chegada da metodologia, a escola passou a fluir bem melhor na questão da regulação emocional dos alunos e dos educadores. O saldo foi muito positivo para todos”, destacou.

Na prática, uma vez por semana e aplicada em 1 hora/aula, a metodologia de Educação Socioemocional promoveu o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar, sempre visando a redução da violência e melhoria da convivência e dos índices de aprendizagem. Cerca de 30 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI, foram contemplados e 2018, números que deverão ser mantidos neste ano.