Educação Emocional e Social traz resultados?

Pesquisa realizada pela UNESCO e dirigida pelo sociólogo chileno Juan Casassus, em 14 países da América Latina e envolvendo 54 mil alunos, comprova que a educação emocional é a variável mais importante para que os alunos aprendam mais e melhor. Verificou-se que o desempenho dos alunos chegou a superar 36% da nota média das provas de Linguagem e 46% de Matemática.

Segundo Mark Greenberg, psicólogo e professor de desenvolvimento humano, o sucesso escolar do aluno é construído a partir do desenvolvimento de um clima emocional favorável na escola, onde haja cooperação e relacionamentos amigáveis.

Para o pesquisador da Universidade de Yale-EUA, Mark Brackett, as emoções podem tanto potencializar quanto inibir a habilidade de aprender.

Melhora do desempenho da nota média dos alunos: 36% em linguagem e 46% em matemática.

Resultados positivos já são realidade!

Melhora significativa da autoestima e diminuição do estresse emocional. Redução da violência interpessoal, uso de drogas e abandono nas escolas.

Educação e aprendizado

Mudanças positivas já podem ser vistas na prática. Estratégias estruturadas em Programas de Aprendizado Social e Emocional, liderados por Mark Greenberg e pautados em autoconsciência social e habilidades de raciocínio, atestaram que 270.000 alunos avaliados nos EUA, nos últimos 10 anos, melhoraram 11% no desempenho acadêmico.

68% de aumento do vocabulário emocional 36% de melhora de autocontrole 20% de melhora no envolvimento acadêmico 32% de redução de comportamentos violentos em sala de aula