Metodologia

Ciente da necessidade e da importância de um processo eficiente e ordenado, a Inteligência Relacional desenvolveu, a partir de fundamentações teóricas e das contribuições científicas, uma metodologia sistematizada, que contempla material pedagógico completo de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA, formação aprofundada de educadores, acompanhamento presencial e a distância e avaliação de resultados.

Na metodologia são utilizados recursos psicopedagógicos que permitem que crianças, jovens e adultos se apropriem de conteúdos de Educação Emocional e Social. Está inserida no conceito de educação integral, que vai além dos conteúdos curriculares e alcança novos formatos para educar para a vida.

Números de implantação

Dados atuais mostram a abrangência da metodologia em todo o território nacional, alcançando a maioria dos estados brasileiros. 

Mais de 22 mil educadores, 594 mil alunos, 2086 escolas parceiras, 486 municípios e 22 estados.

Etapas de implantação da metodologia

Material Pedagógico

Material Pedagógico
A metodologia contempla material pedagógico completo de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA e, em breve, disponibilizará conteúdo para a Educação Infantil.

Formação Inicial

Formação  Inicial
A Formação Inicial é oferecida aos educadores envolvidos com a metodologia, com o objetivo de formá-los e promover o envolvimento de todos.

Acompanhamento Pedagógico

Acompanhamento  Pedagógico
Os educadores têm completo apoio pedagógico presencial e a distância para esclarecer dúvidas por meio de visitas, ligações telefônicas, e-mails, chats e registros no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Formação Continuada

Formação  Continuada
A Formação Continuada a distância, por intermédio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), oferece conhecimento contínuo, possibilitando a troca de experiências entre educadores de todo o país.

Curso de Qualificação

Curso de Qualificação
A formação continuada é também presencial, proporcionando aprofundamento dos conteúdos e da fundamentação teórica que orientam a ação de Educação Emocional e Social nas escolas.

Avaliação de Resultados

Avaliação de Resultados
Para verificar os resultados, a metodologia utiliza questionários do Conselho Federal de Psicologia e questionários validados pela Literatura Psicométrica. A Avaliação de Resultados tem por objetivo verificar os ganhos de habilidades emocionais e sociais e a redução de comportamentos problemáticos.